segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Crianças aprendem a pedalar.

Em uma cadeirinha instalada na bicicleta do papai, o pequeno Luigi, de dois anos e meio, diverte-se passeando pela cidade. No último domingo (25), no entanto, suas mãos inquietas e pernas ainda vacilantes assumiram o controle do veículo – nas devidas proporções, claro. A bicicletinha de madeira, ainda sem pedais para que ele adquira força e equilíbrio, encantou o garoto. "Não cansei, quero ficar aqui" — pedia, todo alegre.

O médico Angelino Julio Cariello, responsável pelo menino, foi quem o levou ao estacionamento do Fórum da Comarca de Joinville para aprender a dar os primeiros passos como ciclista. A ideia era curtir o espaço da avenida Hermann Augusto Lepper, no Saguaçu, fechada para o Joinville em Movimento. Mas Angelino se deparou com o projeto Rodinhas Nunca Mais – promovido pela Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) com patrocínio da Fundição Tupy – e agora planeja voltar nos próximos domingos.

Há um mês treinando, quem também aproveitou o programa para receber algumas dicas sobre segurança e as maneiras mais adequadas de conduzir nas vias foi Rafaela, de seis anos. O engenheiro agrônomo Roberto Hoppe está ensinando a filha a andar de bicicleta e, com o auxílio de um dos cinco monitores do projeto, conseguiu fazer com que ela pedalasse ontem, pela primeira vez, sem as rodinhas de apoio. "Qualquer alternativa de lazer é muito bem-vinda, ainda mais ao ar livre e envolvendo toda a família" — diz, satisfeito.

O Rodinhas Nunca Mais já tem um mês de funcionamento e atende, em média, por domingo, 70 crianças entre dois e dez anos. O serviço é gratuito e, para participar, basta que o responsável preencha um cadastro no local.

Texto: Diário Catarinense - Tuane Roldão




Nenhum comentário:

Postar um comentário