segunda-feira, 25 de abril de 2016

Fonte -1,2,3, corre para uma vida mais saudável.


Após os 60, mulheres usam bikes para superar dificuldades


Image
No dicionário, pedalada significa ‘cada impulso dado ao pedal’. Mas para algumas pessoas essa palavra tem um sentido muito maior. Ela siginica superação.
Aos 65 e 62 anos, respectivamente, Teresa D’Aprile e Maria Lúcia Albuquerque pedalam toda semana à noite pelas ruas da cidade de São Paulo. Ambas participam do grupo “Saia na noite”, formado somente por mulheres. Mas, elas nem sempre foram assim ativas na bicicleta.
Teresa começou a pedalar após se separar do marido quando tinha 37 anos. E foi em 1992, com a vontade de sair a noite com as amigas, pedalar e  abrir um espaço para o público feminino no mundo das bicicletas que ela criou o “Saia na noite”.
Hoje, o grupo conta durante as pedaladas com cerca de 50 mulheres no verão e 20 no inverno, sendo 80% na faixa etária entre 35 e 50 anos. Toda terça-feira às 21h, quando não está muito frio, elas se reúnem na frente da pizzaria Primo Basílio (Al. Gabriel Monteiro da Silva, número 1864) e saem com as bikes pelas ruas iluminadas da capital. O percurso, geralmente, é definido na hora por meio de uma votação entre as participantes.
Mas elas não fazem somente passeios de bicicleta. Pelo menos uma vez por mês, o grupo promove pedaladas gastronômicas – como o dia da sopa – e customizadas – como o dia do halloween, quando todas utilizam fantasias. Neste mês de setembro, elas pretendem realizar o “saia na moda”, quando todas irão vestir roupas dos anos 20 aos 80.
Teresa é um exemplo de como um esporte pode mudar a vida e ajudar a superar as dificuldades impostas nos dia a dia. Ela lembra que a rotina agitada de trabalho, filhos, marido e as tarefas domésticas fazem a maioria das mulheres esquecerem de ter um tempo só para elas. O grupo é como uma válvula de escape que permite a mulher ter um tempo para relaxar, se divertir e exercitar. “Com a bicicleta a gente faz o que quer. Mudou muito a minha vida, desde da primeira corrida de bicicleta”, acrescenta.
Assim como Teresa, existem outras pessoas que tiveram sua vida transformada pelas pedaladas. Uma delas é Maria Lúcia Albuquerque. Após 35 anos de casada, Malu – como os mais próximos a chamam – se separou. Aos 57 anos, teve que mudar a rotina caseira que tinha. E para superar a separação, ela buscou atividades diferentes. Foi quando entrou para o “Saia na noite”.
Ela já havia pedalado em outros momentos, mas nunca tinha participado de um grupo de pedal noturno. “No primeiro dia, eu coloquei o capacete virado ao contrário. Eu não sabia como colocar. Mas cheguei com a cara e a coragem e lá estou até agora”, relata Malu.
Hoje, aos 62 anos, a rotina de Malu é outra bem diferente daquela que tinha durante o casamento. A vida de dona de casa deu lugar a viagens, passeios de bicicleta e a saídas com o grupo. Recentemente, ela fez um passeio de bicicleta por uma semana na Croácia. Junto com mais nove mulheres, ela conheceu o país pedalando. Além disso, ano passado ela fez um de bicicleta de 60 km na praia de Cananeia. E aos 60 anos ela fez uma caminhada de quatro dias no Aconcágua – Argentina.
E Malu não pára. No final do ano, ela planeja viajar de trailer com o filho e a nora pela Nova Zelândia. ”O que eu conquistei nesses cinco anos, eu não imaginava que faria”, finaliza.

Saia na Noite utilizando as bicicletas no empoderamento feminino - Fonte Natura Ekos.

Não só uma alternativa sustentável de transporte, mas uma ferramenta que recupera aautoestima das mulheres, ensinando-as a terem confiança em si mesmas. É esse o conceito de andar de bike para fundadora do grupo Saia na Noite, Teresa D’Aprile. Com a iniciativa de ensinar as mulheres a andar de bicicleta na tumultuada São Paulo, o movimento realiza com elas praticamente um processo terapêutico, incentivando-as a superarem seus próprios limites.
Todas as terças-feiras de noite, há mais de 20 anos, elas se reúnem em suas magrelas, percorrendo sempre diferentes caminhos. Uma maneira de trazer para mais perto das participantes a vida dos bairros onde vivem, facilitando, assim, o processo de independência feminina e a quebra do medo de pedalar, sempre de um modo descontraído.
Para Teresa, andar de bicicleta levanta o astral das mulheres, é bom para a cabeça e para o físico, além de quebrar um preconceito que ainda percorre as ruas da cidade: mulher não anda de bike. Um de seus principais objetivos quando fundou o grupo.
O projeto Saia na Noite oferece diversos serviços, desde aulas que ensinam como aperfeiçoar as técnicas de condução, utilizar corretamente as marchas, dominar técnicas de segurança no trânsito, até assessoria em como comprar a bicicleta correta para você. Dicas, palestras, passeios: tem de tudo um pouco. Capacete, luzes refletoras, roupas de cores vibrantes: tudo o que você precisa saber para ‘ficar de salto alto’ no trânsito. É possível encontrar até mesmo um glossário ilustrado com as principais peças da bicicleta, para não faltar vocabulário no passeio. E sempre focado no público feminino, claro.
Fonte e fotos: Saia na Noite  - Fonte Saia na Noite utilizando as bicicletas no empoderamento feminino - NATURA EKOS

Mais bonecas!!!!










quinta-feira, 21 de abril de 2016

Saia na Noite

TeresaDAprile e Saia na Noite

Ciclovia Tim Maia no RJ feita para durar 40 anos cai em 3 meses????

O brasileiro não tem cultura de segurança??? não entende que é preciso priorizar  a segurança?? Hoje 21 de Abril 2016, desaba parte da Ciclovia Tim Maia em São Conrado, foram 50 metros e duas mortes. Inaugurada 17 Janeiro 2016 com um custo de R$ 45 milhões, feita para durar 40 anos desaba em 3 meses??? piada, a nossa da Av.Faria Lima em SP tem uma grelha na esquina da R. Teodoro Sampaio x Faria Lima que está solta se passar vai rolar! Fora bueiros abertos pintados de vermelho etcccc. Quando digo que prefiro pedalar fora delas .......... aqui está a razão, me sinto mais segura. Até quando?

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Fomos comemorar o aniversário da Malú - 190416








Noite linda e quente de lua cheia fomos pedalar até Vila Madalena, Alto de Pinheiros, subimos a Rua Teodoro Sampaio até Rua João Moura, para comemorar o aniversário da Malú no restaurante argentino UNDERDOG que é de um dos seus filhos. Como não podia deixar de ser comemos as empanadas que estavam maravilhosas e por nosso tempo não ser ão longo não dava para pedir chorizo he he he .! Parabéns menina, vamos ter muitas como esta!!!!! 

domingo, 17 de abril de 2016

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Pedal 120416 Batizado de Saia na lesma




 O jeito.... entrar na geladeira!!


Meninas bom dia!!! A noite estava quente e o ar muito ruim, ninguém estava conseguindo pedalar direito, todas caladas e bem lerdinhas, não se escutava uma palavra he he he o que não é normal nos pedais do Saia. Assim sendo resolvemos ir até o Posto Ipiranga da Av.Bandeirantes sem subidas mas mesmo assim a média foi 2 he he he .

terça-feira, 12 de abril de 2016

Dia Mundial das Boas Ações foi assim!













Nunca pensei que as pessoas ficassem muito felizes com as mensagens de carinho que distribuímos pelas ruas, nos faróis, a pé, empurrando a bicicleta e muita gente dizia caiu como uma luva, estava precisando de carinho valeu muito a pena.Resolvemos desmontar das bicicletas entregar as mensagens a pé, nos faróis as pessoas tem medo de abrir os vidros e muitos pensavam que estávamos pedindo doações e na verdade dando corações com lindos dizeres mas , dá para entender nos dias de hoje todo mundo tem medo e só posso dizer que um sorriso, um abraço , uma mensagem de carinho faz a diferença. Obrigada Instituto Sorrir para a Vida pela parceria, a Cris da Adoro Bike e todas as meninas e meninos que doaram um pouco do seu tempo para dar carinho!!!!Que venham muitos dias assim.