segunda-feira, 2 de abril de 2012

World Bicycle Relief e World by Cycle

WORLD BICYCLE RELIEF:


Em abril Denize Markman, Teresa D'Aprile e eu vamos ajudar um casal de cicloturistas australianos do projeto World x Cycle na sua passagem aqui pelo Brasil. Eles viajarão 30.000 km pelo mundo, entre outros objetivos para divulgar e arrecadar fundos para o "World Bicycle Relief", uma organização americana que já conseguiu mais de 100.000 bicicletas para algumas regiões da África.


O PODER DAS BICICLETAS:


Na África, a bicicleta é muito mais que um meio de locomoção: este objeto tão simples e sustentável é essencial para a transformação de muitas vidas.
O vídeo de abaixo mostra bem o que representa a bicicleta nessas comunidades.





Mais do que encurtar distâncias, ela promove independência.


A bicicleta é doada aos adolescentes para poderem chegar as escolas, mas fora dos horários de aula é utilizada pelas famílias pra comprar comida, transportar água e as demais necessidades.


Cada bicicleta doada é a vida de uma familia transformada, cada bicicleta doada é uma criança frequentando a escola. Cada bicicleta doada é um sonho realizado, uma possibilidade de futuro.


A primeira menina a receber uma bicicleta do projeto, Mary Lewanika, quer estudar medicina, e isso não teria sido possível se ela não tivesse condições de frequentar a escola.
Mary Lewanika - foto fornecida pelo "World Bicycle Relief"
Imagem fornecida pelo World Bicycle Relief
Pra falar do seu poder transformador e da diferença de uma bicicleta em cidades da África ou em outras cidades do mundo, Frederick k. Day, fundador da "World Bicycle Relief" compara: "em Nova York, por exemplo, ela pode melhorar a vida de todos, mas lá ( em muitas cidades africanas) ela SALVA vidas".


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ubDVpMHhFgk#!


Um artigo recente da BBC, publicado no dia 14/03, cita a importância desse trabalho na África.
"Com uma bicicleta você pode ir buscar água fresca, você pode obter assistência médica, você pode ir para o trabalho ou conseguir um emprego melhor. Não significa que ela te fornece água fresca, mas te dá acesso a ela e tudo se torna acessível.







World x Cycle é um projeto de circunavegação em que os exploradores Nic e Kristina vão dar a volta ao mundo pedalando, entre outros objetivos pra divulgar e arrecadar fundos para o World Bicycle Relief.


Eles estarão aqui no Brasil entre 03/04 e 21/04, passando por Porto Alegre, Sao Paulo e Rio de Janeiro, parando nas comunidades locais ao longo do caminho e descobrindo a sustentabilidade e diversidade ambiental.


Para ajudá-los estamos vendendo estes adesivos a R$5,00 em algumas lojas em São Paulo ( pontos de venda abaixo). 




Outra maneira de ajudar é fazendo uma doação via inernet. Se alguem se interessar por favor mande um email para denizewbr@globo.com ou rachelwbr@globo.com, que nós enviamos o link.

World x Cycle e World Bicycle Relief estão no facebook:


Para comprar os adesivos:

Scoobike - Av. Brigadeiro Faria Lima, 260 - Pinheiros http://www.scoobike.com.br/
Tag and Juice - Rua Gonçalo Afonso, 99 - Vila Madalena -http://www.tagandjuice.com/
Ciclovila - Rua Jose Alves de Souza Neto, 49 ( altura do n 229 da rua do Rocio), Vila Olímpia - http://www.ciclovila.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário