sábado, 22 de setembro de 2012

Ciclistas adotam câmeras para denunciar motoristas

Rosto e placa de infrator são exibidos na web
Para especialistas, prática é boa, mas não deve estimular atitudes agressivas nem tornar motoristas únicos vilões do trânsito
Prática de filmar quem não respeita ciclista vem se popularizando em São Paulo; alguns já postaram 30 vídeos


Adriano Vizoni/Folhapress
Ciclista disputa faixa com ônibus na avenida Paulista (SP); filmar o comportamento de condutores está virando moda
Ciclista disputa faixa com ônibus na avenida Paulista (SP); filmar o comportamento de condutores está virando moda

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO
BRUNO BENEVIDES
FERNANDA KALENA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA



Oito ciclistas cercam um carro preto, na avenida Paulista. O motorista, que antes os tinha xingado, ao ouvir que está sendo filmado, desvia das bicicletas em alta velocidade, avança o sinal vermelho, bate numa motociclista -que cai- e foge sem parar para ver como ela está.
A imagem, de 1min34s, circula pela internet, nas redes sociais. Mostra o rosto do motorista e a placa do carro. E foi feita com uma camerazinha acoplada ao capacete, que está virando moda entre os ciclistas mais militantes.

Segundo o cicloativista Daniel Labadia, do Instituto CicloBR, o uso da câmera esportiva está se "massificando" entre ciclistas paulistanos há uns dois meses, quando surgiu uma segunda fabricante no país. Em outros países, é tendência há meses.

"O principal objetivo é flagrar as infrações contra ciclistas", afirma. O equipamento, custa a partir de R$ 900.
Especialistas advertem que a prática não pode constranger, colocar os motoristas como vilões do trânsito e nem estimular atitudes agressivas, como a de "tirar satisfações".

"Querer impor a educação ao motorista é um comportamento que não leva a resultados", diz José Almeida Sobrinho, do Instituto Brasileiro de Ciências de Trânsito.

Folha viu vídeos que mostram o rosto dos condutores infratores e a placa dos carros, mas, na maioria das vezes, a imagem não vai muito além dos "raspões", vistos da perspectiva do ciclista.
Em ao menos um vídeo, a imagem mostra também o ciclista cometendo infração.

Ademar Gomes, presidente da Acrimesp (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo), acha que não há problema em filmar e colocar na internet.

"Se o motorista foi o responsável pelo acidente e fez isso em público, não vejo nenhum problema. Se ele processar o ciclista, perde, porque estava nas ruas", disse.

MAIS DE 30 VÍDEOS
A blogueira Silvia Ballan, 40, que pedala há 25 anos, já postou 30 vídeos no YouTube, mas evita mostrar as placas -tem medo de ser identificada e agredida nas ruas.

O publicitário Caio Spinola, 28, que flagrou a cena que abre este texto, carrega a câmera há oito meses, mas divulgou só aquele vídeo para, diz, ajudar a motociclista atingida. "Tenho visto mais ciclistas com a câmera. Naquele dia, tinha uns 20 usando."

O estudante de medicina Rafael Darrouy, 26, de Vitória (ES), criou na internet a página "Ciclista Capixaba", onde divulgou 32 vídeos. Ele teve a ideia após ser derrubado por uma motorista, que passou o carro por cima da bicicleta.
"Pensei: se eu tivesse uma câmera, poderia ter evidências para um processo." Desde então, fez com que pelo menos um respondesse a ação por direção perigosa.

Quem não tem dinheiro para a câmera esportiva se vira com outras, como a fotógrafa Laura Sobenes, 25.
Ela filmou com o celular um motorista que cruzou o sinal vermelho após jogar o ônibus para cima dela e dizer: "É você quem vai morrer, eu só vou assinar um BO". O vídeo teve repercussão, e o motorista acabou suspenso.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/67731-ciclistas-adotam-cameras-para-denunciar-motoristas.shtml

Um comentário: