quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mobilize- Mania na Holanda, prancha a remo é usada até como transporte público.

Noticias
         
10/12/14
20:20 hs

Mania na Holanda, prancha a remo é usada até como transporte público

Em Amsterdã, o Stand-up Paddle, ou SUP, tem ganhado popularidade e é usado até mesmo como uma forma de se deslocar do trabalho para casa.                            
Notícias
 
Fonte: Globo Esporte |  Autor: Globo Esporte  |  Postado em: 10 de dezembro de 2014
Festival de Pranchas a vela (stand-up paddle) em A
Festival de Pranchas a vela (stand-up paddle) em Amsterdã
créditos: Reprodução TV Globo

Amsterdã é famosa por sua postura liberal e também por ser a cidade com melhor planejamento urbano em termos de transportes em todo o planeta. A bicicleta é uma forma de transporte muito utilizada na capital holandesa, mas outro tipo de transporte não-poluente está virando mania na cidade litorânea. A Prancha a remo, ou Stand-up Paddle, é cada vez mais popular e já tem sido usada até mesmo como uma forma de ir de casa para o trabalho.

A ex-jogadora da seleção holandesa de vôlei Marrit Leenstra jogou três olimpíadas: em 92 e 96, nas quadras, e em 2004, na areia. Ainda com fôlego de atleta, ela mudou de esporte ao comprar sua prancha no ano passado. Desde então, a cena se repete todos os dias, Marrit veste uma roupa de borracha para se preservar da baixíssima temperatura do ar e da água, coloca em uma sacola à prova d’água seus pertences e está pronta para ir para o trabalho remando pelos canais que se espalham pela cidade inteira. Ela lembra a dica mais importante na hora de remar: "Não cair. Absolutamente não cair. A água é muito fria aqui", ensina a holandesa.

Festival de Pranchas a vela (stand-up paddle) em Amsterdã (Foto: Reprodução TV Globo)Festival de Pranchas a vela (stand-up paddle) em Amsterdã (Foto: Reprodução TV Globo)

Marrit conta que leva 35 minutos remando para vencer os três quilômetros que separam sua casa do escritório que trabalha. E explica a razão de preferir a prancha em detrimento de outros meios de transporte.

"Eu prefiro andar na prancha para o trabalho porque é muito mais calmo, tranquilo e tem muito menos trânsito", explica Marrit, que trabalha hoje como consultora esportiva.

A ex-jogadora está longe de ser a única que se arrisca nas geladas águas holandesas. A moradora local Morene ganha a vida alugando pranchas e dando aulas de stand up paddle, além de circular pela cidade quando precisa.

"Em Veneza, as pessoas usam gôndolas... Não é apenas ter uma prancha para fazer exercício no mar. Você também pode usá-la como um meio de transporte. Por que não?", questiona a holandesa.

Festival de Pranchas a vela (stand-up paddle) em Amsterdã (Foto: Reprodução TV Globo)Festival de Pranchas a vela (stand-up paddle) em Amsterdã (Foto: Reprodução TV Globo)

Com 27 anos, o programador gaúcho está fazendo um intercâmbio em Munique, na Alemanha. Quando soube do evento não pensou duas vezes e veio para Holanda participar. Ele conta que a remada mudou sua vida e o fez perder 22 quilos em quatro meses.

"Eu comecei a ver que a minha vida estava muito sedentária e decidi mudar. Comecei uma dieta, perdi peso e encontrei o stand up paddle. Me apaixonei completamente e virou um vício! A cidade é demais. E o SUP é uma forma fantástica de conhecer. Remar pelos canais é surreal.  Você vê o que vê na orla, mas de dentro d’água, é muito show", explica o brasileiro.

Se a Prancha a remo já é um sucesso no inverno holandês, imagine só quando chegar o verão.

Leia também:
Plano Mini Holanda: Como Londres pretende integrar a bicicleta na cidade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário