domingo, 8 de novembro de 2015

Revista Bicicleta - Em Londres, projeto doa bikes e.....


O Portal
da Bicicleta    

Notícias

Em Londres, projeto doa bikes e ensina refugiados a consertá-las a fim de conseguirem empregos


Em Londres, projeto doa bikes e ensina refugiados a consertá-las a fim de conseguirem empregos
Foto: Divulgação
Pedalar está em alta. As grandes metrópoles têm investido na construção de ciclovias, e cada vez mais pessoas tem se aventurado a usar este meio de transporte para passear por ai. Usar a bicicleta para se locomover pode trazer vários benefícios para a nossa saúde e para nossa rotina. Quer conhecer quais são eles?

Menor impacto no meio ambiente

Antes de falar dos benefícios para a saúde humana ao aderir à bicicleta como meio de transporte, é importante falar das vantagens que este ato traz para o meio ambiente. Andar de bicicleta reduz a sua necessidade de usar um carro, uma moto, ou até mesmo um ônibus para circular pela cidade. Quanto mais pessoas andam de bicicleta, menor o número de veículos poluentes na rua, e menor é o dano à qualidade do ar que respiramos e ao ritmo insano do trânsito nas cidades.

Redução de stress

Qualquer prática de atividade física reduz consideravelmente o quadro de stress. Andar de bicicleta te ajudará a ficar menos estressado, não só porque é uma atividade física, mas também porque proporciona uma sensação de liberdade e autocontrole, ao escolher rotas alternativas e ter contato com o ambiente em que você vive.

Fortalecimento muscular

Pedalar também é um exercício físico. Ao utilizar suas pernas para movimentar sua bicicleta para várias direções, você também está aproveitando para fortalecer os músculos dos seus membros inferiores (além de usar um pouquinho dos músculos abdominais também). A prática frequente da pedalada funciona como um exercício de hipertrofia para esta região do corpo, deixando a musculatura mais firme para proteger ossos e ligamentos.

Melhora no condicionamento físico

A prática de atividades físicas recorrentes, além de melhorar a sensação de bem-estar e aumentar o fortalecimento muscular, também é capaz de promover um importante desenvolvimento no seu condicionamento físico. Você perceberá o aumento da sua resistência, melhora da respiração, que se tornará cada vez mais suave, e também dos batimentos cardíacos.

Controle do peso

Quer benefício maior em pedalar do que conseguir aumentar seu gasto calórico total e, consequentemente, reduzir seu peso? Pois é, como qualquer atividade física, andar de bike é capaz de acelerar seu metabolismo, aumentando a queima de calorias após o exercício. Não se esqueça que uma hora de pedalada pode queimar cerca de 600kcal, podendo chegar a um valor ainda maior quando esta prática é feita em terrenos irregulares e em maior intensidade.

Relacionamento social

Muitas pessoas pedalam sozinhas, mas muitas também optam por pedalar em grupo. É comum encontrar, hoje em dia, grupos de ciclistas que se exercitam juntos, geralmente a noite, nas grandes metrópoles do país. Pedalar também é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e se socializar.

Faz bem para qualquer idade

Qualquer um pode pedalar uma bicicleta. Salvo indivíduos com problemas nas articulações ou limitações cardíacas, andar de bicicleta é um exercício delicioso para qualquer faixa etária, sem nenhuma restrição. O que você está esperando para andar mais de bike? Conhece algum outro benefício que não citamos neste texto? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário