terça-feira, 25 de junho de 2013

Amsterdã.

Revista Bicicleta.

Amsterdã sofre com congestionamentos (acredite) de bicicleta.


                  
24/06/2013
Amsterdã sofre com congestionamentos (acredite) de bicicleta
Divulgação
Hora do rush. O sinal verde abre e você avança alguns metros. Então para novamente. Aguarda, aguarda, aguarda...e dá a partida. Para de novo, menos de dez metros à frente. Na hora de estacionar, roda, roda e nada de encontrar vaga.
Tão comuns aos centros urbanos abarrotados de carros, cenas como essas não causam surpresa – a não ser pelo fato de ocorrerem em um lugar que carrega o título de paraíso mundial dos ciclistas e onde as magrelas são o principal meio de transporte para mais da metade da população.
Amsterdã, capital da Holanda, tem enfrentado um efeito colateral no mínimo curioso de seu sucesso: os congestionamentos de bicicletas. O problema é fruto de um descompasso - a expansão da infraestrutura ciclo viária da cidade simplesmente não está dando conta do fluxo cada vez mais crescente de ciclistas.
Numa população citadina de 800 mil pessoas, existem ao todo 880 mil bikes, isso é quase o quádruplo do número de automóveis. No país, elas também são maioria, superando em 1,2 milhões a população inteira da Holanda. Na capital, desde 1990, as viagens de bicicletas aumentaram 40%, ao passo que os deslocamentos de carro cresceram 22%.
Com tamanha presença, faltam lugares para estacionar as magrelas nas ruas. No ano passado, cerca de 30 mil bicicletas foram “rebocadas” da Estação Ferroviária Central da cidade. Outro problema local bem familiar ao "carrocentrismo" é o abandono de veículos nas ruas, no caso, de bicicletas.
 
FONTE : REVISTA BICICLETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário