sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Revista Bicicleta - 10 erros comuns entre ciclistas iniciantes que devem ser evitados.

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10 erros comuns entre ciclistas iniciantes que devem ser evitados

Por Editores do Bicycling.com


 
                  
10 erros comuns entre ciclistas iniciantes que devem ser evitados
Foto: Divulgação
Tudo tem sua primeira vez. E pedalar não é diferente. Se você é um ciclista iniciante, saber as regras básicas de trânsito e do seu grupo de pedal pode não ser suficiente. Aqui vão algumas armadilhas que costumam apanhar ciclistas recrutas – e soluções simples para fazer seu pedal mais seguro e divertido.
Selim muito baixo
Suas pedaladas têm resultado em dor no joelho? Provavelmente seu selim está muito baixo, o que também torna sua pedalada pouco eficiente. Com o selim na altura certa, seu joelho deve estar minimamente dobrado (perna não totalmente esticada, levemente flexionada) quando o braço no qual é rosqueado o pedal estiver paralelo ao tubo no qual é colocado o selim da bicicleta. Pedale apoiando os calcanhares na parte traseira dos pedais. Ao fazer isso sua perna deve ficar quase totalmente esticada. Depois de ajustar o selim para que sua perna se estenda como dito acima, meça a altura do movimento central até o topo do selim. Essa altura deve ser bem próxima da altura do seu cavalo (medida que vai da base dos pés até a virilha) multiplicada por 0.883. Não necessariamente os números devem estar iguais. Ajuste conforme fica mais confortável para você.
Contentamento
Você não precisa de roupas extravagantes, sapatilhas e pedais com encaixe ou uma bike top de linha para ser um ciclista. É claro que algumas dessas coisas podem ser muito divertidas, mas não há nada como deixar algumas bikes de carbono top de linha comendo a sua poeira enquanto você pilota sua velha bike de cromo. O importante é pedalar – você terá tempo para se preocupar com melhorias depois.
A bike não se encaixa ao ciclista
Como a sua bike se encaixa em você é o aspecto mais importante do pedal. Se esse encaixe gera dor, você não gastar muito tempo em cima do selim, não importa quão animado você fique para fazer isso com sua bike nova. Nós sabemos que em muitos casos não há como fazer um bike fit (mesmo assim recomendamos isso). Para conseguir um bom encaixe, existem dois elementos básicos: altura da posição de assento e alcance. A altura do selim já foi considerada acima. O alcance dos seus braços no guidão deve fazer com eles fiquem em 45° sobre a bike. Se for muito longe, você vai ter uma tremenda dor nas costas. Se for muito perto, seus joelhos vão fiar muito próximos dos seus braços. Quando for comprar uma bike, assegure-se de testá-la para ver se o tamanho está certo para você.
Não cuidar da sua bike
Você não precisa ser um mecânico profissional, porém manutenções de rotina não só vão salvar umas notas, mas vão prolongar a vida útil da sua bicicleta. Há coisas básicas como manter a corrente lubrificada e a bicicleta limpa (principalmente lavar ela depois de pedais com muita poeira ou lama) que fazem muita diferença.
Demais antes da hora
Uma das maiores fontes de lesões vem de tentar pegar pesado antes de ter preparo físico para isso. Construa sua capacidade lentamente, e dê tempo para seu corpo se ajustar antes de ir para o próximo nível. Similarmente, se você está em pedal de treino, não comece muito rápido ou você vai ter fadiga depois. Aqueça durante o primeiro terço da pedalada, selecione um ritmo durante o segundo terço e dê tudo o que você tem na terceira parte.
Não carregar kit de remendo ou câmara reserva consigo
Em um minuto você está na trilha, fluindo como o vento e tendo o momento da sua vida. Então um inconfundível som de ar vazando derruba a sua euforia, e acaba com a festa. Se o seu plano de troca de pneu é ligar para um amigo (o que é um tanto incomodativo), tire alguns minutos de pesquisa na internet e aprenda a trocar uma câmara ou a remenda-la. Você não faz ideia de como vai se sentir independente com as ferramentas básicas necessárias em mão -  uma câmara extra ou um kit de remendo (melhor ainda ter os dois), espátulas e uma mini bomba – e o conhecimento necessário para poder te colocar na trilha de volta em 15 minutos.
Não usar as marchas
O câmbio é o seu melhor amigo nas subidas, e sua grande fonte de velocidade em uma longa reta. Mas é necessário um pouco de prática para saber quando e como trocar para a marcha mais eficiente. Ainda iremos publicar uma matéria sobre como usá-las.
Não respeitar o bando
Grupos de pedal tem suas próprias regras e etiqueta por alguns motivos – a facilidade de ocorrer um acidente entre os ciclistas é um dos principais. Sua pilotagem tem de ser previsível. Se é a sua primeira vez no grupo, mantenha-se na retaguarda, observe e peça ajuda se for necessário.
Não se abastecer o suficiente
Se você pedalar por uma hora, não há necessidade de alimentar durante o percurso (mas sempre se hidrate). Mas se você planeja pedalar mais do que isso, faça um lanchinho e comece a comer entre 45 minutos e uma hora. Depois disso, continue comendo pequenas quantias a cada 15 a 20 minutos. Não reabastecer pode fazer seu corpo ter um déficit e até mesmo causar hipoglicemia. Cansaço, tonturas, náuseas, confusão... não é uma maneira muito legal de terminar um pedal.

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