domingo, 18 de outubro de 2015

Revista Bicicleta - Av.Paulista será fechada para carros todos os domingos.

REVISTA BICICLETA -Avenida Paulista será fechada para carros todos os domingos



 

O Portal
das Bicicletas - Notícias

Avenida Paulista será fechada para carros todos os domingos.

Medida passa a valer já neste final de semana. Testes não mostraram impacto significativo no trânsito, diz Prefeitura.


 
                  

Avenida Paulista será fechada para carros todos os domingos
Foto: Caio Kenji/G1
A Avenida Paulista será fechada para veículos e aberta para pedestres e ciclistas todos os domingos, das 9h às 17h. A medida passa a valer já no próximo domingo (18). A decisão será anunciada na manhã desta quinta-feira (15) pelo prefeito Fernando Haddad (PT).
A Prefeitura avaliou que, nos dois testes já realizados, não houve impacto significativo para o trânsito. O fechamento para veículos já tinha ocorrido no dia 28 de junho, para a inauguração da ciclovia da avenida, e em 23 de agosto, para a inauguração da ciclovia da Avenida Bernardino de Campos, continuação da Paulista na região do Paraíso. A administração também realizou audiências públicas para discutir o fechamento da Paulista para carros.
A decisão foi tomada pela administração municipal apesar da polêmica com o Ministério Público de São Paulo. Um documento firmado com o órgão em 2007 previa que a avenida seria fechada apenas três vezes por ano – o que normalmente acontece no Réveillon, na corrida de São Silvestre e na Parada Gay.
Recentemente, a Promotoria vinha propondo que uma faixa da via ficasse liberada para os veículos – proposta que não foi aceita pela Prefeitura. Procurado nesta quinta, o Ministério Público não se manifestou sobre a decisão da Prefeitura de fechar a via todos os domingos.
Haddad afirmou nesta quinta que todos os estudos foram realizados nas imediações, incluindo a Avenida Doutor Arnaldo, e também que todas as exisgências do Ministério Público foram atendidas. "Esse final de semana, no domingo, já vamos abrir para pedestres, ciclistas, skatistas, enfim, vamos viver uma nova fase da Paulista aos domingos", disse.
O prefeito já havia afirmado em diferentes oportunidades que o fechamento da Paulista se trata de uma medida de política pública com objetivo de a população se apropriar da cidade e de aumentar os espaços de lazer.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o acesso dos moradores locais às suas residências será garantido, além do acesso a todos os hospitais da região. "Os moradores serão acompanhados por agentes da CET até a primeira esquina onde possa haver a conversão e terão que respeitar a velocidade máxima de 10 km/h", segundo a administração.
Com relação aos hospitais, a maioria dos acessos será por ruas transversais, e no caso do Santa Catarina e do Clube Homs, haverá faixa de acesso exclusiva.
"A operação será planejada e sinalizada para garantir a segurança de todos que forem ao local, além da fluidez do trânsito na região", diz a prefeitura.

Outras vias

A avenida Paulista é a primeira entre as demais ruas que deverão ser abertas aos domingos. A previsão é que outros bairros da cidade, onde ocorrem audiências públicas, tenham uma rua para lazer aos domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário