quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pedais Pensantes - Documentário.

A escola, a bicicleta e a vida
Arturo Alcorta, Escola de Bicicleta, Blog sobre a vida, a bicicleta, umas coisinhas mais, rodando um pouco por tudo.
www.escoladebicicleta.com.br

quinta-feira, 5 de junho de 2014


Pedais pensantes

O documentário Pedais pensantes dá uma boa visão de como pensava o movimento da bicicleta paulistana entre 2009 e 2010. http://vimeo.com/tamago/pedaispensantes .
Terça-feira passada, dia 03 de Junho de 2014, foi feito o lançamento do documentário no Teatro Taib. Sobre a situação do Taib escrevo no final.
Entre o bom público presente no Taib todos os que aparecem dando depoimento para o documentário. Caue, um dos produtores do documentário contou um pouco da história do documentário e disse que há um ótimo material que ficou de fora. Ofereceu este material a quem se interessar. Confesso que gostaria de ver uma continuação do trabalho, mas é complicado e provavelmente não vai rolar.
Da época destes depoimentos para hoje muito mudou no movimento, na relação do grupo e nas vidas individuais, como seria de esperar, mas pouco mudou a situação da cidade de São Paulo. Aliás, mudou. Engarrafamento já era; agora é entulhamento nunca antes visto. Viva o genial IPI zero!!!! Isto ajuda muito no estímulo ao uso da bicicleta. Acredito que só uma bem pequena parte dos novos ciclistas seja consequência do que aconteceu na época citada pelo documentário. Aqueles dias fizeram a bicicleta ir para mídia, ser notícia, mas sempre com um gosto amargo de violência. O discurso, burro a mau ver, era o trânsito é muito perigoso e os motoristas culpados. O que se chutou portas e espelhos, o que se ofendeu motoristas então foi brincadeira. Tipo assim motoboy dos velhos tempos. Muito eficaz e inteligente, sem duvida, repetir uma história tão viva e marcante que todos sabem de trágicos resultados. 
O pessoal acredita que esta nova rede social é horizontal e democrática. Sem dúvida, horizontal para quem está dentro da rede social em questão. Minha dúvida se é para quem está em outras inúmeras e quase infinitas redes sociais paralelas, que não tem nada a ver com a turma da bicicleta e não ficam sequer sabendo. O planeta deixou de ser o centro do universo já faz um bocado de tempo, mesmo a contra gosto da igreja. Democrática? Rede social é democrática? Qual delas? Rede social corrigiu assim tão rapidamente o mapa genético dos seus usuários e o caráter individual? Quem participa de rede social recebe um chip democrático e coletivo? Uau! Como sou ignorante, como estou por fora. E todos que não fazem parte da rede social não são democráticos (portanto)? Ups!?! 
Depois do filme foi feita uma roda de debate livre. Fala-se muito olhando para o umbigo, quando não o próprio, o do ser ciclista. Thiago Benicchio fez uma das últimas falas, genial. Disse que estas reuniões sempre acabam numa terapia em grupo. Na mosca! Haja ego!
Parabéns a todos os produtores deste documentário. Ótimo, num bom momento. Merece sequência.  

Foi com profunda tristeza que vi o Taib, Teatro de Arte Israelita Brasileiro. Está arrebentado, praticamente abandonado, sobrevivendo por que ainda acontecem alguns eventos e oficinas no espaço aberto do último andar. O teatro em si está arruinado. É literalmente deprimente ver o descaso com que o brasileiro trata seu patrimônio histórico. Parece ou temos vergonha de nosso passado. Nelson Rodrigues falou em 1950 sobre nosso complexo de inferioridade, que segue igual ou pior, absurdo, pobre, mesquinho, ridículo. Pelo que me foi dito lá o governo do Estado de São Paulo, proprietário do Taib, vai reforma-lo. Assim espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário