segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mulheres se juntam em SP para pedalar à noite


Teresa D’Aprile, criadora do grupo Saia na Noite

Fábio Góis destaca em sua página no Banco do Planeta a inspiradora história de Teresa D’Aprile, fundadora do grupo Saia na Noite, que reúne mulheres para andar de bicicleta por São Paulo, depois de escurecer e, com isso, desenvolverem a confiança em si mesmas.
Teresa não aprendeu a andar de bicicleta enquanto era criança. Foi depois de um casamento terminado e com quase 40 anos que ela sentiu vontade de mudar. Ela, então, juntou um dinheiro e comprou uma bicicleta, atitude que transformaria a sua vida a partir dali.
“Era um absurdo uma mulher andar de bicicleta há vinte, trinta anos atrás”, conta Teresa sobre o preconceito que muitas enfrentavam. “Então, eu comecei a pedalar de noite, aproveitava o escuro para me sentir mais livre e aprender”, explica. Aos poucos, foi conhecendo outras mulheres que amavam a magrela e montou o grupo que incentiva outras mulheres a aprenderem a andar de bicicleta e a superarem seus limites.Tudo com muita calma e distração.

O grupo se reúne a cada terça feira

Teresa conta que o Saia na Noite é um processo além de tudo muito terapêutico. “Se alguém não conseguir completar o percurso todo, eu envio e-mail falando que é para ela continuar nesse caminho, que ela foi muito bem”, comenta.
O grupo, criado em 1992, recebe um número cada vez maior de mulheres, que, juntas, se tornam mais do que companheiras de bike: viram amigas. Os encontros são realizados todas as terças-feiras à noite e elas percorrem sempre um caminho diferente, para que as mulheres conheçam a cidade onde moram, saibam ser independentes e percam o medo de pedalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário