terça-feira, 21 de agosto de 2012

Toda pessoa tem uma condição para se sentir inferior e insegura


por Flávio Gikovate




“Não temos garantia de nada na vida. É muito difícil conviver com essa realidade sem aflição, tensão e amedrontamento”
Se um menino percebe que outra criança é capaz de correr mais depressa do que ele, que é mais hábil em alguma atividade, ou mais alta apesar de ser da mesma idade... poderá se sentir inferior a ela.

Estimuladas pelos pais e pela nossa cultura, as comparações entre seres humanos começam desde cedo e não param nunca mais. São responsáveis pela perpetuação de sensações de inferioridade em todos nós.

Sempre encontraremos pessoas que têm atributos que não temos e ao nos compararmos, nos sentiremos com menos valor em relação a elas.

A razão é muito sofisticada. Essa é capaz de criar ideias que se transformarão depois em objetos, que nos permitirão viver melhor do ponto de vista prático, e também é geradora de inevitáveis tensões internas.

A partir de um nível de conhecimento acumulado em nossa mente, passamos a ter uma inquietude quase inexorável. Nós podemos fazer planos para o futuro, mas podemos também nos preocupar com nossa situação em relação a ele. Podemos estar com boa saúde, mas sabemos que poderemos ficar doentes a qualquer momento. Sabemos que poderemos morrer de uma hora para outra. Isto nos deixa permanentemente inseguros, que é a nossa condição efetiva. Não temos garantia de nada.

Estamos ricos e poderosos e ficamos pobres.

Estamos felizes no amor e poderemos ser abandonados mais adiante.

É muito difícil que consigamos conviver com essas realidades sem nos afligirmos, sem ficarmos tensos e amedrontados.

Flávio Gikovate 
é psiquiatra, escritor e palestrante
>> Mais informações >>
Clique aqui
e informe-se sobre livros de
Flávio Gikovate
Clique aqui para falar com Flávio Gikovate

Nenhum comentário:

Postar um comentário