terça-feira, 29 de maio de 2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mulheres se juntam em SP para pedalar à noite


Teresa D’Aprile, criadora do grupo Saia na Noite

Fábio Góis destaca em sua página no Banco do Planeta a inspiradora história de Teresa D’Aprile, fundadora do grupo Saia na Noite, que reúne mulheres para andar de bicicleta por São Paulo, depois de escurecer e, com isso, desenvolverem a confiança em si mesmas.
Teresa não aprendeu a andar de bicicleta enquanto era criança. Foi depois de um casamento terminado e com quase 40 anos que ela sentiu vontade de mudar. Ela, então, juntou um dinheiro e comprou uma bicicleta, atitude que transformaria a sua vida a partir dali.
“Era um absurdo uma mulher andar de bicicleta há vinte, trinta anos atrás”, conta Teresa sobre o preconceito que muitas enfrentavam. “Então, eu comecei a pedalar de noite, aproveitava o escuro para me sentir mais livre e aprender”, explica. Aos poucos, foi conhecendo outras mulheres que amavam a magrela e montou o grupo que incentiva outras mulheres a aprenderem a andar de bicicleta e a superarem seus limites.Tudo com muita calma e distração.

O grupo se reúne a cada terça feira

Teresa conta que o Saia na Noite é um processo além de tudo muito terapêutico. “Se alguém não conseguir completar o percurso todo, eu envio e-mail falando que é para ela continuar nesse caminho, que ela foi muito bem”, comenta.
O grupo, criado em 1992, recebe um número cada vez maior de mulheres, que, juntas, se tornam mais do que companheiras de bike: viram amigas. Os encontros são realizados todas as terças-feiras à noite e elas percorrem sempre um caminho diferente, para que as mulheres conheçam a cidade onde moram, saibam ser independentes e percam o medo de pedalar.

Bike Mania







Qua, 09 de Maio de 2012 16:00 Por: Lu Albuquerque

A curadora do TASTE, Lu Albuquerque, faz parte um grupo de bikers. Lu dá a dica da loja, En Selle Marcel, em Paris, paraíso da bicicleta, e ainda revela porque abraçou o esporte
Tudo começa assim... você se inscreve num grupo de bike, curte, relaxa e goza. Depois alguém te chama para conhecer outro grupo, você vai , adora e de repente fica viciada. Daí vai pulando de galho em galho. Claro, que o primeiro a gente nunca esquece – e nunca abandona.
Mundo biker
De repente você começa a vasculhar na Internet tudo que existe de bom neste mundo biker e descobre coisas incríveis como o que acabo de descobrir e recomendo, a En Selle Marcel, na capital francesa, país louco por bicicleta, vide o Tours de France.
Bike dobrável Brompton
Quando dei de cara com aquela bicicleta portátil da marca Brompton dentro da mala não parei de sonhar – tudo que um ser humano almejaria possuir. Já pensou? Você dobra, fecha e vai embora, seja no avião, no carro, no metrô ou até mesmo a pé. Que deleite....
Histoire de Voir
Não esquecer os óculos com tira de couro feita a mão da marca francesa Histoire de Voir. Me senti no reino da Hermès sentada num side car.
Bom gosto e bikes vintage
Enfim, acho melhor não contar mais nada senão perde toda a graça. Descubram também entrando no site desse paraíso parisiense das bikes. Bom gosto ali é o que não falta e o design vai dos modelos de bike Vintage dos anos 50 aos 80, chegando aos capacetes, chaveirinhos e bombas. Um luxo.
Como virei biker
Me separei, e daí? Super normal nos dias de hoje, mas não para mim, depoisde uma maravilhosa união que durou 38 anos com filhos, sogra querida, cães e gatos, foi difícil. Fazer o que... Mudei do Morumbi para os Jardins, mesma praia se não fosse uma favela no meio do trajeto, mas enfim cá estou eu, instalada, adaptada e mal criada. Reconheço que foi uma mudança radical, mas para quem herdou a paixão pelas caminhadas (papai), me sinto em terra firme e meu dia a dia é mesmo a pé. Descobri o ônibus, o metrô e isso que não estou em Paris muito menos em NY.
Luzinhas na Faria Lima
Certa noite voltando de um sessão de cinema, vi umas luzinhas que ofuscavam em plena Faria Lima vindo na minha direção. Fiquei como que petrificada e pensei – será um disco voador aterrissando em terras de Tio Sam tupiniquim? Qual não foi a minha surpresa ao perceber que era umgrupo de bicicletas piscando suas lanterninhas noite a dentro. Voltei para casa fascinada e só pensava – quero isso para mim. Uma percepção nos dias de hoje um tanto quanto naïf, mas claro eu vinha direto do Morumbi para os Jardins, era totalmente leiga no assunto ou índio.
Coincidência
Visitando minha mãe, comento a cena que ficou gravada na minha memória. Na mesma hora, ela me dá um encarte do jornal e diz: "olha só a coincidência, acabo de ler e, aqui, tem uma lista dos grupos de bicicleta por São Paulo". Meu Deus... Minha mãe de 86, mais informada que eu, quem diria...
Qual é o meu perfil?
Voltando para casa não resisti, vasculhei o encarte em busca de algum grupo que se encaixasse com o meu perfil - detalhe: como verão em todas as minhas crônicas, ainda não descobri o meu perfil, acho que danço conforme a música - aliás agora estou escutando os Beatles, ou melhor Jazz and Beatles, mas é totalmente válido.
Ofner João Cachoeira
Este sim, este não, e eis que Eureka – grupo de mulheres saindo da Ofner João Cachoeira. Adorei. Mulheres são mais light para pedalar, além do mais fica ao lado da Amauri . Vivaaaa, é lá mesmo que eu vou. Me inscrevi no grupo pela internet. Volto à casa do Morumbi para resgatar alguma bike, talvez um capacete, compro as famosas lanterninhas e lá voueu – se o tema é brilhar, vou botar pra quebrar.
Inscrição na Internet
Me apresento pontualmente no local de encontro, pra lá de tímida sem conhecer ninguém. Nem bem me acerquei, uma delas foi logo falando, você é a Maria Lucia que se inscreveu pela internet? Fui acolhida de braços abertos. Nem bem começamos o pedal outra se acercou e disse:
- "Qual o seu nome?"
- "Maria Lucia. Ah tá bom, mas olha aqui Malu, o seu capacete está do lado contrário". Cinco minutos mais a frente me ensinaram a trocar as marchas, um vexame total.
Batismo espiritual
Considerei aquilo um batismo espiritual. Eu, que durante 57 anos fui chamada de Lu agora era Malu. Eu, aquela matraca dos velhos tempos, agora, era tímida e recatada. Assim fui durante um ano. Pedalava em estado de êxtase pela cidade.
São Paulo by night
Centro de SP à noite, meia luz é maravilhoso. Andar pelo Minhocão é o verdadeiro mundo cão. Jardins é silencioso e inala aromas de Dama da noite. Para os lados de Alto de Pinheiros é como "volver a vivir" - minha infância. Para os lados da Lapa, assim como Granja Julieta, o friozinho se sente e se respira verde. Ou seja,cada canto tem sua peculiaridade, seu charme, sua história e emoção.
PP: prazer de pedalar
Mas o melhor de tudo isso é que aos poucos fui me aproximando do grupo e percebendo que ali não tem status, não tem diferença de cor, diferença de raça e nem o quem é quem. Somos toda iguais perante a Bike, todos por uma só causa, o PP: prazer de pedalar.
Tia Teresa
Sou muita grata, principalmente à chefa Tia Teresa, que acolhe a todas por igual nesse grupo pioneiro de 20 anos e te digo que lá encontrei grandes amigas que, sem querer ser trágica, me salvaram a vida. Digo isso porque não foi fácil fazer novas amizades aos 57 anos, saindo do nada e conseguir dar a volta por cima. Gracias, Tia Teresa!
Superação
As fotos confirmam que bike pode ser transporte, diversão, emoção e até superação. Mas consegui, as luzes no fim do túnel brilharam para mim. Sou grata a estegrupo de mulheres maravilhosas,charmosas, glamorosas, comandadas por uma mulher mais incrível ainda, que me salvaram do poço e me deram esta oportunidade de crescer, florescer e acontecer.
Recomendo a todas. É tudo de bom! alt

Grupo de ciclistas mulheres "Saia na Noite", em São Paulo:
www.saiananoite.com.br
Site da En Selle Marcel de Paris:
www.ensellemarcel.com

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Saia na Noite: utilizando as bicicletas no em poderamento feminino


Saia na Noite: Utiliando as bicicletas no empoderamento feminino



Não só uma alternativa sustentável de transporte, mas uma ferramenta que recupera a autoestima das mulheres, ensinando-as a terem confiança em si mesmas. É esse o conceito de andar de bike para fundadora do grupo Saia na Noite, Teresa D’Aprile. Com a iniciativa de ensinar as mulheres a andar de bicicleta na tumultuada São Paulo, o movimento realiza com elas praticamente um processo terapêutico, incentivando-as a superarem seus próprios limites.

Todas as terças-feiras de noite, há mais de 20 anos, elas se reúnem em suas magrelas, percorrendo sempre diferentes caminhos. Uma maneira de trazer para mais perto das participantes a vida dos bairros onde vivem, facilitando, assim, o processo de independência feminina e a quebra do medo de pedalar, sempre de um modo descontraído.
Para Teresa, andar de bicicleta levanta o astral das mulheres, é bom para a cabeça e para o físico, além de quebrar um preconceito que ainda percorre as ruas da cidade: mulher não anda de bike. Um de seus principais objetivos quando fundou o grupo.
O projeto Saia na Noite oferece diversos serviços, desde aulas que ensinam como aperfeiçoar as técnicas de condução, utilizar corretamente as marchas, dominar técnicas de segurança no trânsito, até assessoria em como comprar a bicicleta correta para você. Dicas, palestras, passeios: tem de tudo um pouco. Capacete, luzes refletoras, roupas de cores vibrantes: tudo o que você precisa saber para ‘ficar de salto alto’ no trânsito. É possível encontrar até mesmo um glossário ilustrado com as principais peças da bicicleta, para não faltar vocabulário no passeio. E sempre focado no público feminino, claro.


Matéria publicada no Site da Natura Ekos.
Site original: http://blog.naturaekos.com.br/saia-na-noite-utilizando-bicicletas-no-empoderamento-feminino/

quarta-feira, 16 de maio de 2012

12 de Junho, Dia dos Namorados. Pega seu amor e venha pedalar com o Saia na Noite!


12 de Junho, Dia dos Namorados.
Traga seu amor para pedalar com o Saia na Noite!

Dia 12 de junho, terça-feira, é dia de comemorar pedalando. Traga seu namorado, marido, companheiro, noivo, ficante... e venha pedalar com o Sai na Noite em grande estilo.
A sáida é às 21 horas da Pizzaria Primo Basílico na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1864. Venha meia hora mais cedo para curtir o início da pedalada na boa, tomando um suquinho deliciosamente fornecedio pelos meninos da Primo Basílico.
Se você está sózinha, venha comemorar com nosso companheirismo e alegria!
Até lá!
EQUIPE SAIA NA NOITE

quinta-feira, 10 de maio de 2012



Meninas que saem na noite!
A Aninha da bicicletada tem a loja Bike Forever e está dando 10% de desconto só para as meninas do Saia.
Você que é uma ciclista Saia na Noite pode adquirir qualquer produto Bike Forever com 10% de desconto. Aproveite! Esse cupom deve ser utilizado somente na loja virtual ( bikeforever.com.br ). Após adicionar a quantidade de produtos desejada, insira o código: SaianaNoitecomBikeForever no campo cupom de desconto e pronto!
Curta o site e boas compras!!!!

8 de maio, depois da lua cheia...

Moçada no passeio

A noite estava bem agradável.
Saimos da pizzaria pela Gabriel, sentido Av. Brasil. Dali pegamos a Henrique Schaumann, descemos um pedaço da Sumaré até a entrada para o Estadio do Pacaembu. Tinham algumas subidas, mas fomos bem devagar e esperavamos todas chegarem e descansarem.Tinham 3 meninas novas, mas sabiam pedalar e pusemos elas prá subir!!!!
Paramos no estadio, que por sorte estava aberto e pudemos tirar uma foto bem rapidinho lá dentro.
Saimos pela Faap, praça Vilaboim, rua Bahia e chegamos no comecinho da Angelica e descemos a Cardeal Arcoverde. Viramos na Oscar freire, fizemos ela inteirinha e voltamos prá Gabriel e pizzaria.

Eram 18 meninas e 2 meninos. Como a "chefa" está de férias, a Laura puxou divinamente, a Bea e o Fê fecharam e a Margarida e a Malu fizeram o meio de campo.
Foram 20 kilômetros em uma noite super agradável.
Obrigada meninas, até a próxima terça.
Bj.