quarta-feira, 4 de junho de 2014

São Paulo vai retirar 40 mil vagas de estacionamento para fazer Ciclovias.


MOBILIZE


SP vai retirar até 40 mil vagas de estacionamento para fazer ciclovias

A Prefeitura de São Paulo afirmou que pretende retirar até 40 mil vagas de estacionamento no centro da cidade para a construção de ciclovias .                                 
Notícias
 
Fonte: Folha de S. Paulo |  Autor: Artur Rodrigues e César Rosati  |  Postado em: 04 de junho de 2014
Projeto de ciclofaixa no centro de SP
Projeto de ciclofaixa no centro de SP
créditos: Gabo Morales/Folhapress

A informação foi dada pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. O custo por km para a construção das ciclovias, segundo Tatto, é de R$ 200 mil.

A prefeitura prometeu construir 400 km de vias cicláveis (ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas) até o fim da gestão Fernando Haddad (PT). Agora, a meta se tornou mais ousada. Tatto afirmou que contruirá essa quilometragem só de ciclovias, que é permanente segregada e exige investimento muito maior.

Um mecanismo permitindo a retirada das vagas, incluindo as de zona azul, é uma demanda de cicloativistas no novo Plano Diretor.

Na terça-feira (3/6), eles se reuniram com moradores da Comissão de Mobilidade Humana, na Câmara Municipal, para tratar do tema.

O principal assunto, porém, foi a cobrança pela reserva de verba para a criação de malha cicloviária no Plano Diretor.

O plano é o conjunto de regras para o crescimento da cidade nos próximos 16 anos, que deve ser votado até a Copa do Mundo.

Os ciclistas querem garantir uma parte do do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) para a implantação do sistema cicloviário. A previsão de verba no fundo para este ano é de R$ 498 milhões.

As principais entidades de incentivo ao uso de bicicletas da capital fizeram um abaixo-assinado na semana passada, que conseguiu cerca de 18 mil assinaturas.

"Queremos garantir os recursos para que o prefeito [Fernando Haddad] cumpra suas metas", diz Daniel Guth, diretor de participação da Ciclocidade (Associação de Ciclistas Urbanos).

Guth afirmou que a maioria das demandas dos ciclistas deverá entrar no plano. No entanto, segundo ele, os vereadores ainda estudam como atender à demanda de vinculação de verba, provavelmente incluindo a reserva para ciclovias na mesma categoria do dinheiro para melhoria das condições para os pedestres.

O relator do plano, vereador Nabil Bonduki (PT), afirmou ser simpático à ideia.

"Uma das prioridades do plano é a mobilidade não motorizada", afirmou o relator do Plano Diretor, vereador Nabil Bonduki.

Bonduki disse, porém, que ainda tem de consultar o poder executivo sobre a reserva de receita, já que esse tipo de medida normalmente é vista como algo que "amarra" a execução orçamentária.

Segundo ele, o texto final do plano incluirá várias demandas dos ciclistas. Uma das principais está o dispositivo que prevê a construção de ciclovias junto aos corredores de ônibus.

Leia também:
Em São Paulo, pontes e viadutos são barreiras para pedestres e ciclistas 
Paulistanos pedem recursos para ciclovias: assine o abaixo-assinado 
Conheça grupos que pedalam à noite pelo bairro paulistano de Pinheiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário