sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ciclofaixa em Higienopolis (SP) é apagada, após pressão de comerciantes.

MOBILIZE

 
 





Ciclofaixa em Higienópolis (SP) é apagada, após pressão de comerciantes

Dono de padaria alega que clientes precisam de espaço para estacionar seus carros. Prefeitura nega pressão.                                       
Notícias
 
Fonte: R7 / Estadão Conteúdo |  Autor: R7  |  Postado em: 13 de novembro de 2014
Ciclovia está sendo apagada em Higienópolis
Ciclofaixa está sendo apagada em Higienópolis
créditos: Marco Ambrósio/ Estadão Conteúdo

O trecho da ciclofaixa que passa pela da Praça Vilaboim, em Higienópolis, região central da capital paulista, está sendo apagado após pressão de comerciantes. Uma grossa tinta cinza começou a cobrir, na noite desta quarta-feira (12), a faixa exclusiva para as bikes, que é vermelha, diante de uma série de estabelecimentos comerciais, a maioria do setor gastronômico.

Ciclistas criticam a alteração e afirmam que a medida prioriza os carros em detrimento das magrelas. Cerca de 60 m da ciclofaixa, que passa pelo local desde o início de setembro, já foram removidos. Com isso, ciclistas que vêm pedalando da rua Armando Penteado de repente ficam sem sinalização própria, entrando no meio do trânsito motorizado.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a ciclofaixa será remanejada para a rua Aracaju, ao lado da praça. Depois disso, prosseguirá pelo caminho já existente, na rua Piauí. A previsão é que a atual ciclofaixa seja totalmente apagada até o fim de semana. O prazo para a construção do novo trecho é o mesmo.

Proprietário da padaria Barcelona, na esquina das ruas Armando Penteado e Alagoas, Vicente Safon, de 65 anos, é um dos envolvidos no processo que levou à desmontagem da ciclovia:

"Fizemos até um abaixo-assinado contra. Só aqui, juntei mais de 500 assinaturas. O trânsito em São Paulo é cada vez mais caótico e as ciclovias têm que ser planejadas direito, o que faltou aqui. Tem um comércio ao lado do outro e os carros precisam parar na frente. Ficou uma confusão danada". Sobre a alteração prevista pela CET, de colocar a ciclofaixa no lado oposto da Praça Vilaboim, Safon diz não saber avaliar o impacto.

Outro lado
Sobre a alteração da ciclofaixa em Higienópolis, a Prefeitura de São Paulo informa que está apenas mudando de lado um trecho de 30 m dessa via na praça Villaboim, em função da readequação das linhas de trólebus e a implantação de parklets. Portanto, completa a nota, não há que se falar em pressão ou recuo.

Leia também:
Ciclovia: Higienópolis diverge 3 anos após rejeitar metrô 
Ciclovia na Av. Paulista: que venha com urgência, para salvar vidas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário