segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Como escolher o melhor modelo de Bicicleta

Como escolher o melhor modelo de bicicleta
      
Você se animou com o crescimento das ciclovias e com o aumento das bikes nas ruas, parques e trilhas e agora quer entrar para o time dos que pedalam. Ótimo! Pedalar é um excelente exercícios aeróbico, como as praticantes de spining já sabem, que estimula o sistema cardiorespiratório, além de fortalecer e modelar panturrilhas, coxas e bumbum. Agora só resta descobrir como escolher o modelo da bicicleta, certo? Pois nós reunimos um guia de dicas para você sair com a ideal.

Trilha, asfalto ou ambos?

A primeira questão a ser decidida, é o tipo de bicicleta mais adequada para o uso que você pretende dar a ela. Podemos dividir em algumas categorias básicas, que vão definir o tipo de bike que vais e encaixar no seu modo de vida

Bike speed

Como-escolher-o-melhor-modelo-de-bicicleta-1.jpgEsta é exclusiva para quem só vai pegar asfalto e quer desenvolver velocidade. É aquela bicicleta que deixa você em uma posição mais deitada, também chamada de bicicleta de ciclismo ou de estrada, desenvolvida para correr. Não é a melhor bike para andar na cidade, com buracos, calçadas e obstáculos, este modelo é feito para andar em estradas e pistas lisas. É para quem já pedala bem e quer investir em equipamento e performance, como por exemplo os praticantes de triathlon, que têm bikes específicas para o esporte.

Bike comfort

Como-escolher-o-melhor-modelo-de-bicicleta-2.jpgEsta é a bike ideal para quem pretende passear de vez em quando no parque ou na cidade, com a simpática cestinha na frente. São bicicletas onde se pedala em uma posição mais ereta, com o guidon mais alto e as rodas de aros maiores. O objetivo, como o nome já diz, é conforto - mas elas não são feitas para pegar trilhinhas de terra ou acelerar um pouco mais.

Mountain bike

Como-escolher-o-melhor-modelo-de-bicicleta-3.jpgSão as mais versáteis. Os modelos mais básicos (chamados modelos de entrada), seguram tanto um pedal na cidade quanto uma trilha sem grandes desafios, o que torna este o tipo mais popular de bicicleta. Já para quem quer pegar mais pesado na pedalada off road, vale investir em modelos mais específicos para o tipo de trilha (downhill, bicicross etc).

Híbrida

Como-escolher-o-melhor-modelo-de-bicicleta-4.jpgSão bikes boas tanto para uma volta na cidade quanto para uma pedalada mais longa, mas não costumam se dar bem na terra e em trilhas. Pode ser uma boa opção para quem está começando a pedalar mas não quer ficar só no passeio eventual.

Comece devagar

Se você nunca pedalou ou faz muito tempo que não pedala, comece com calma. Não é preciso gastar muito em uma bike cheia de recursos e funcionalidades que você provavelmente ainda não vai usar. Compre uma bicicleta básica, modelo de entrada, de uma boa marca. Se você pegar gosto pelo esporte, aí sim vale começar a incrementar e ir atrás dos modelos mais leves e modernos (e caros).

Escolha o tamanho certo

Compre a sua magrela em uma loja especializada - fuja dos grandes centros comerciais onde vende de comida a computador, ali dificilmente você vai encontrar vendedores que saibam ajudar a escolher o tamanho certo para o seu tipo físico. Não tenha pressa, experimente várias marcas e modelos, pesquise na internet e converse bastante com o pessoal das lojas especializadas.
Depois de escolher sua nova bike, não esqueça do capacete, luvas e aposte nas bermudas acolchoadas. Prepare sua garrafinha de água, o sorriso no rosto e força nas pernas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário