quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

III Fórum Mundial da Bicicleta.

        
 

NOTICIAS

III Fórum Mundial da Bicicleta acontecerá em Curitiba

Esta é a primeira edição do FMB que acontece fora de Porto Alegre (RS). A partir de 2015 o evento será itinerante .
               
                            
Notícias
 

Autor: Sabrina Duran  |  Postado em: 27 de setembro de 2013  |  Fonte:Na bike / Época

"A cidade em equilíbrio" é o tema da 3ª edição do Fórum
créditos: Divulgação

Já está no ar a página do Catarse destinada à arrecadação coletiva para financiar a terceira edição do Fórum Mundial da Bicicleta (FMB). O evento acontecerá em Curitiba entre 13 e 16 de fevereiro de 2014. O fórum será realizado em três lugares da capital paranaense: no Teatro da Reitoria da UFPR (Universidade Federal do Paraná), no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem) e no Museu Oscar Niemeyer. Haverá atividades também na Cinemateca e na Bicicletaria Cultural. O valor pedido no Catarse é R$ 35 mil, e será usado para custear a estrutura física do evento e as passagens aéreas dos palestrantes estrangeiros. A arrecadação termina no dia 3 de novembro.

O tema da terceira edição do fórum é "A cidade em equilíbrio", uma proposta de discussão sobre o planejamento de uma cidade mais humana, mais aberta não apenas aos ciclistas, mas a todas as pessoas que vivem nela, independentemente do modal de transporte que utilizam.

Professores, arquitetos, ativistas, pessoas de diversas profissões e vivências falarão em painéis, palestras, oficinas, workshops, ciclocines e outros encontros. Todas as atividades são gratuitas.

Entre os palestrantes confirmados estão a ativista e escritora norte-americana Elly Blue, a artista plástica suíça Mona Caron, o arquiteto dinamarquês Lars Gemzøe, a doutora em Saúde Pública Olga Sarmiento, da Colômbia, o ativista e construtor de bicimáquinas Carlos Marroquin, da Guatemala, e o colombiano Carlos Gaitán, pós-doutorando com pesquisas na área de políticas para transportes sustentáveis na América Latina.

Segundo consta na página do evento no Catarse, "qualquer pessoa que queira apresentar um projeto que seja relacionado à ciclomobilidade terá espaço, sem que haja uma banca ou um processo prévio de seleção". Esta abertura faz parte do modelo de organização horizontal do FMB.

Quanto ao financiamento, só serão aceitas doações de pessoas físicas, sem a possibilidade de divulgação de logomarcas.

Cartaz oficial do III Fórum Mundial da Bicicleta (Foto: Reprodução)

Histórico
Esta será a primeira edição do FMB fora de Porto Alegre. O evento nasceu na capital gaúcha em 2012 como forma de marcar um ano da tentativa de assassinato em massa praticada pelo bancário Ricardo Neis em 2011, quando ele avançou com seu automóvel, propositalmente, sobre centenas de pessoas que pedalavam durante a Massa Crítica de Porto Alegre.

De acordo com o site oficial do fórum, "a partir de 2015 o evento será itinerante e deverá rodar o mundo".

Cultura da bicicleta
O Fórum Mundial da Bicicleta é um espaço privilegiado para a discussão, entendimento e consolidação da cultura da bicicleta no país. Com a troca de experiências e informações entre pessoas de outras cidades e também de outros lugares do mundo, é possível desenvolver, ao longo do tempo, um conjunto de referências e ideias que nos ajudam a criar um ambiente cada vez mais propício à ocupação da cidade pelas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário