quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Grupo Canadense DOREL compra 70% da Caloi.

Grupo canadense Dorel compra 70% da Caloi

img_0728O grupo canadense Dorel Industries, detentor das marcas Cannondale, GT, Schwinn, Mongoose e Sugoi, anunciou nesta quinta-feira acordo para comprar 70 por cento da tradicional empresa brasileira de bicicletas Caloi, numa transação que irá transformar a fábrica da companhia no país em um de seus centros de produção no mundo.
Segundo comunicado da Dorel à imprensa, a compra da participação majoritária foi fechada com base em um “múltiplo de um dígito alto sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda)”. A empresa não divulgou valores precisos ou a forma como o pagamento pela participação será feito.
Fundada em 1898, a Caloi teve vendas de 273,5 milhões de reais em 2012, crescimento de 22 por cento sobre o ano anterior. A empresa estima ter a participação de mais de 40 por cento no mercado brasileiro de bicicletas.
A Caloi emprega 900 funcionários e tem em Manaus a maior fábrica de bicicletas do mundo fora do sudeste da Ásia, com a produção de mais de 700 mil unidades por ano, segundo a Dorel.
Com a venda do controle, a unidade passará a produzir bicicletas de outras marcas da companhia canadense, como Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT, acrescentou a Dorel. As bicicletas serão destinadas ao mercado doméstico e à exportação.
Representantes da Caloi não puderam ser contatados de imediato para comentar o assunto.
“Esta nova parceria com a Caloi posiciona a Dorel como uma das maiores companhias de bicicletas do mundo, bem como líder nas Américas”, disse o presidente-executivo da companhia canadense, Martin Schwartz, em comunicado.
“Apesar dos atuais desafios econômicos no país, acreditamos que o mercado consumidor é bom e está caminhando na direção certa. Vemos esta transação como uma sólida oportunidade”, completou Schwartz.
O presidente da Caloi, Eduardo Musa, vai liderar a divisão de bicicletas da companhia no país, informou a Dorel.
No mesmo comunicado, Musa afirmou que o negócio irá beneficiar o mercado nacional. “A expansão das marcas da Dorel no nosso mercado irá ajudar a atender a crescente demanda dos consumidores brasileiros por alta qualidade, combinada com inovação e estilo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário