quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Quer começar a pedalar?

Quer começar a pedalar? Saiba qual modalidade escolher e qual bike comprar

www.praquempedala.com.br

 


                  
28/08/2013
Quer começar a pedalar? Saiba qual modalidade escolher e qual bike comprar
Divulgação
Pessoal, resolvi escrever essa matéria para quem quer começar a pedalar e ainda está confuso com relação a qual modalidade escolher e que equipamento comprar. São dicas bastante simples, mas acredito que podem ajudar a dar um norte para quem é iniciante.
Qual modalidade escolher?
Existem diversas modalidade dentro do ciclismo, porém vamos resumir em três principais: Speed, Mountain Bike e passeio

Speed


A modalidade Speed, ou ciclismo de estrada é a mais tradicional dentro do esporte. É uma modalidade que no Brasil tem crescido muito, mas ainda está longe de chegar nos parâmetros dos países da Europa.
  • Desvantagens
As bikes de speed, uma vez que são feitas para serem velozes, não são muito confortáveis. O selim é mais alto do que o guidão, fazendo com que a posição do ciclista fique bastante inclinada para a frente, que causa um pouco de incômodo nas costas e no pescoço, para quem não está acostumado.
As bikes de speed são bem caras. Bicicletas de uma qualidade média/boa chega a custar de 8.000 a 10.000 reais e exigem um certo nível de manutenção.
  • Vantagens
Uma das facilidade do Speed é a praticidade. Basta você colocar a roupa e sair pedalando na rua. Em outras modalidades, muitas vezes é necessário colocar a bike em um carro e ir até uma trilha, pista ou local onde se pratica o esporte.
Outra vantagem é que como a bike anda mais rápido do que os outros tipos de bike, grandes distância são percorridas com uma certa facilidade. Dando o ciclista a chance de percorrer grandes distância e conheça vários locais em cima de sua bike. Além de ser um esporte que se pratica em equipe, o que traz boas oportunidades de relacionamento com outras pessoas.
  • Qual bike comprar?
Sempre qua alguém me pergunta isso, eu dou a mesma sugestão. Compre uma usada! Por que isso?
Se você comprar uma bike usada, conseguirá uma bike importada em boas condições por menos de 2.000 reais. Se você não gostar do esporte, vai conseguir vender a bicicleta por um valor parecido com o que comprou.
Se você comprar uma bike zero e não gostar do esporte, você vai perder muito dinheiro na revenda. Assim como os carros, assim que a bike sai da loja a desvalorização é enorme, principalmente se a bicicleta for nacional. As bikes nacionais tem uma revenda bem ruim. Portanto fica a dica: Não compre uma bike nova para experimentar o esporte

Mountain Bike


No Brasil é a modalidade mais difundida. Existem dezenas de milhares de praticantes desse esporte no país. Existem muitas competições, muitas trilhas e inúmeros grupos de MTBikers.
  • Desvantagens
O MTB é um esporte que deve ser praticado em trilhas, que muitas vezes são afastados da cidade, que fazem com que o ciclista tenha que se locomover de carro ou por outro meio de transporte até o local desejado. Isso causa uma certa mão de obra que muitas vezes desanima o prática do esporte.
Outro ponto negativo é a manutenção das bikes. Uma vez que estão sempre sujeitas e condições de terreno extrema, muitas vezes a bike acaba necessitando de manutenção frequente, isso acaba trazendo gastos ao ciclista.
  • Vantagens.
O contato com a natureza, a diversidade de ambientes e locais por onde você pode passar com a sua bike. São apenas algumas das vantagens de se praticar esse excelente esporte.
Como existem diversos grupo de MTBikers, é extremamente fácil para os iniciantes se inserirem no esporte. Os grupos possuem os mais variados níveis e formas de organização, que acolhem os novatos.
  • Qual bike comprar?
A mesma sugestão para as bike de Speed se aplicam a essa modalidade, porém um cuidado bem maior precisa ser tomado na hora de escolher a sua bike.
Bicicletas de Mountain Bike usadas podem estar em péssimo estado de conservação devido ao ambientes por onde elas costumam passar. Portanto fica a dica, procure comprar bicicletas de pessoas com mais idade, que participam de grupo de passeio e não de atletas competitivos.

Passeio/Recreação


Essa modalidade é escolhida por muuuuuita gente. É a modalidade escolhida por pessoas que somente querem passear de bike duas.três vezes por semana, com sua família em parques e etc…
  • Vantagens
É um esporte extremamente saudável e prazeroso , que custa pouco e melhora bastante a qualidade de vida de quem o pratica. Assim como o Mountain Bike, existem muitos grupos de ciclismo recreativo no país, o que facilita a inserção no esporte.
  • Desvantagens
Se você é uma pessoas competitiva esse esporte não é para você.
  • Qual bike comprar?
Uma bike confortável! O fator mais importante para as bikes de passeio é o conforto. Equipamento sofisticados são importantes para bikes de competição, para passeio não.
Se você nunca pedalou e não tem certeza se vai continuar no esporte, não gaste muito. Procure também comprar bikes com grupos shimano. Mesmo os modelos mais simples possuem uma boa qualidade e desregulam pouco, facilitando a vida do ciclista.
Para ler mais notícias da Revista Bicicleta, curta nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário