domingo, 6 de outubro de 2013

Portugal e as duas rodas.

REVISTA BICICLETA

Notícias

Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta desafia todos os portugueses a deixar o carro em casa toda sexta-feira até o fim de 2013

05 Outubro 2013
                  
A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) desafia-o a, durante as restantes sextas-feiras de 2013, a deixar o carro em casa e ir de bicicleta para o trabalho. O tempo nas filas acaba, aproveita para fazer um pouco de exercício logo pela manhã e, melhor do que isso, ajuda o meio ambiente.
Embora o projeto promova a utilização da bicicleta às sextas-feiras, "o objetivo é que as pessoas fiquem habituadas e passem a ir à segunda, à terça, e depois já vão todos os dias", conta Ricardo Cruz, sócio voluntário da MUBi. Neste momento, o movimento Sexta De Bicicleta conta com cerca de "1200 pessoas inscritas no microsite do projeto" e "mais de duas mil na página do Facebook".
Esta é uma associação cívica formada por ciclistas voluntários que promove a bicicleta como transporte utilitário e recreativo, tendo como objetivo o reconhecimento social e legislativo da bicicleta. Mas a missão da associação não se fica por aqui. "O nosso objectivo é informar as pessoas para o que está acontecer relativamente à mobilidade em modos suaves na cidade, principalmente em bicicleta, mas não necessariamente. A visão da MUBi é de uma cidade integrada, onde o automóvel também tem o seu papel, mas não é preponderante", conta Ricardo Cruz.
Para esse efeito, a MUBi conta com outros projectos que não o Sexta em Bicicleta. Entre estes está o Selo de Reconhecimento MUBi, que pretende distinguir as empresas ou instituições que ofereçam condições para os amigos da bicicleta nas suas instalações - Ricardo Cruz é professor de português e vai todos os dias de bicicleta para a escola. "Ir e vir são ao todo 50 minutos, mas isso faz-se bem", afirma Ricardo, até porque "a escola tem todas as condições necessárias para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte".
Outro dos projetos lançados pela associação é o Bike Buddy, que permite que pessoas pouco habituadas a andar de bicicleta pela cidade possam escolher um mentor (voluntário da associação) para os ajudar a ganhar alguma experiência". Para quem partilha o gosto pelas gingas e pela fotografia, a MUBi lançou ainda o "Rodas de Mudança", uma campanha fotográfica de incentivo à utilização da bicicleta.

Portugal e as duas rodas

Em Portugal, a bicicleta ainda não é significativa como meio de transporte. Segundo um inquérito realizado e publicado num eurobarómetro da Comissão Europeia, publicado em março de 2011, apenas 1,6% dos portugueses utiliza a bicicleta no quotidiano, a mesma percentagem dos espanhóis, só ficando à frente do Chipre, com 0,3%, e Malta, que apresenta uma percentagem nula. No sentido inverso está a Holanda, onde 31,2% das pessoas utilizam a bicicleta nas suas deslocações.
Neste âmbito, o governo português criou o Plano de Promoção da Bicicleta e Outros Modos Suaves 2013-2020 (ciclAndo), para o qual foi criado um Grupo de Trabalho coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P. O documento, elaborado no ano de 2012, define uma série de medidas concretas que deviam ter entrado em vigor em 2013. No entanto, refere a MUBi num comunicado publicado no site da associação, "desconhece-se, para já, qualquer medida efetivamente tomada relativamente ao plano, cujo início de implementação está marcado para 2013".

Nenhum comentário:

Postar um comentário