quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Vá de Bike - Após adiamento da interdição da Ciclovia Rio Pinheiros...........

Após adiamento da interdição da Ciclovia Rio Pinheiros, ciclistas alteram formato de protesto.

Foto: Willian Cruz
Foto: Willian Cruz
Após o adiamento da interdição, comunicado nesta quarta, a manifestação programada para o final de semana foi alterada. Antes seria feita uma vigília, permanecendo na ciclovia por mais de 24h; agora, o formato será de uma grande pedalada na Ciclovia Rio Pinheiros no domingo, com concentração a partir das 14h e início às 15h. Saiba mais na página do evento.
A intenção é “lotar a ciclovia” e mostrar a força da união de dos ciclistas da cidade, sejam trabalhadores, esportistas, profissionais ou de passeio. A concentração será na entrada Vila Olímpia da Ciclovia.

Participe!

Esteja presente nessa manifestação pacífica. Leve sua família, chame seus amigos. Ajude a mostrar que existe demanda pela ciclovia e que exigimos uma alternativa aos frequentadores do espaço. Venha mostrar que somos muitos e não vamos nos calar frente a uma decisão que coloca vidas em risco e nega o direito de circular com segurança de bicicleta pela região.
Importante frisar que a ciclovia ainda será fechada em algum momento. Precisamos mostrar nossa força e união, exigindo alternativas para nosso deslocamento, treinamento ou mesmo passeios.
Veja o evento no Facebook e confirme sua presença!

Reunião com Metrô e CPTM

O adiamento, anunciado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, permitirá a realização de uma reunião com ciclistas, onde “serão apresentados os principais aspectos do projeto e debatidas as alternativas possíveis que atendam às necessidades dos ciclistas e a continuidade das obras” (saiba mais).
O Vá de Bike foi convidado a essa reunião e trará informações aos leitores, representando, junto a outras entidades, os interesses dos cidadãos que utilizam a ciclovia. Os comentários aqui da página estão abertos para as sugestões de vocês quanto a possíveis alternativas que permitam que os ciclistas continuem fluindo com segurança durante a duração das obras.
Continuaremos mantendo os leitores informados sobre a situação. Acompanhe aqui pelo site, pelo Twitter e pela nossa página no Facebook.

Ciclovia será interditada por dois anos

Apesar da suspensão do fechamento, que ocorreria na próxima segunda-feira 7, a ciclovia ainda será fechada em algum momento, para realização das obras da Linha 17-Ouro do Metrô, o Monotrilho.
A interdição se dará em um trecho de 4,6 km, entre as estações Granja Julieta e Vila Olímpia. Mesmo sendo chamada de “parcial” pelo comunicado oficial do Metrô, ela torna impossível utilizar a ciclovia em toda sua extensão.
É importante frisar que uma das pontas interrompidas, na altura da estação Granja Julieta, não tem acesso para que os ciclistas possam sair, sendo o ponto de entrada/saída mais próximo na estação Santo Amaro, a 3,8km de distância. Dessa forma, o trecho “morto” da ciclovia será de 8,4 km, mais de um terço da extensão total da via.
A interrupção na ciclovia afeta tanto os cidadãos que utilizam a bicicleta em seus deslocamentos diários quanto os que a utilizam para treinamento ou mesmo passeios com a família. A interdição ainda isola o trecho Guarapiranga da Ciclofaixa de Lazer. Saiba mais sobre os efeitos da interdição.

Alternativas

Que as obras do Monotrilho são importantes (embora se possa questionar o formato da solução), todos concordam. Mas deve ser oferecida uma alternativa aos cidadãos que dependem dessa via para se deslocar, treinar ou mesmo passear. As vias da região são reconhecidamente agressivas à circulação de bicicletas.
Várias ideias têm sido apresentadas pelos cidadãos. Uma delas seria a sinalização de um trajeto alternativo pelas vias da região, em forma de ciclofaixas. Para isso, seria necessária a participação da Prefeitura, através da Secretaria de Transportes e da CET.
Outra opção seria a criação de uma estrutura leve, temporária e móvel que ficasse sobre a água nos trechos interditados, podendo ser reposicionada conforme as obras avançam. Dessa forma, não precisaria ser muito longa.
Também chegou a ser sugerida a utilização da margem oposta, onde há uma pista de terra, mas para isso teria de ser criada uma estrutura para transpor o rio sem que a passagem de balsas seja interrompida.
Se você tem mais alguma sugestão, escreva nos comentários da página. Vamos debater essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário