quarta-feira, 12 de março de 2014

Les Marmites restaurante em Paris usa bicicleta para entregar refeições.

        
 

Restaurante em Paris usa bicicleta para entregar refeições.

Ideias defendidas pelo Les Marmites Volantes são economia solidária, comida saudável e mobilidade sustentável. De bike, a casa entrega cerca de 80 marmitas por dia.                            
Notícias
 
Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 10 de março de 2014  |  Fonte:Mobilize Brasil / Valor
Refeições quentinhas, entregues em casa, por bikes
Refeições quentinhas, entregues em casa, por bikes
créditos: Divulgação

A criação de negócios sustentáveis, que seguem princípios da economia social e solidária, e nessa linha também incorporam preocupações com questões urbanas, como a mobilidade sustentável, é uma vertente em alta em muitos lugares da Europa. E um bom exemplo vem da França: o restaurante Les Marmites Volantes, localizado no bairro de La Vilette, optou pela bicicleta como meio de transporte para a entrega de refeições em domicílio.

Aberta a menos de dois anos por quatro jovens com formações diferentes, todos na faixa dos 30 anos, a casa tem como princípio produzir comida saudável, a preços acessíveis. Para conseguir oferecer refeições a preços baixos, conta a chef Madalena Guerra, uma das proprietárias, eles optaram por ter uma rede de fornecedores diretos, sem intermediários. "Utilizamos só produtos da região e montamos nosso cardápio - pratos vegetarianos e de carne - com produtos da estação", completa Madalena.

A bordo das bicicletas identificadas com a marca da empresa, o Les Marmites Volantes entrega em média 80 marmitas. Elas seguem acondicionadas em recipientes encaixados e empilhados, cobertos por manta térmica.

O diferencial, que ajuda a alavancar negócios como esse, é que o governo local apoia a criação de estabelecimentos promotores da inclusão social, caso do Les Marmites. O poder público paga parte do salário dos funcionários e promove concursos para quem abre negócios com estas características.

Assim, a fórmula do Les Marmites Volantes vem dando certo, e seus donos já estudam propostas para abrir uma segunda unidade, antes mesmo de a casa completar dois anos aberta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário